Precariedade de moradia: está na camada intermediária, já que é influenciado por fatores distais como o acesso a recursos financeiros e a políticas habitacionais, mas também pode ser influenciado por fatores mais proximais como as condições físicas e sanitárias da moradia.
Falta de alimentação adequada: determinante social de saúde intermediário, já que está relacionada a aspectos mais próximos da vida cotidiana das pessoas, como a disponibilidade e o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos, mas também está relacionada a fatores mais distantes, como políticas públicas de incentivo à agricultura e à produção de alimentos de qualidade.
Saneamento básico: classificado como um determinante distal de saúde, pois é diretamente influenciado pelo poder público. Isso inclui acesso a água potável, tratamento de esgoto e eliminação adequada de resíduos sólidos.
Obesidade: pode ser considerada um determinante intermediário se caso exista uma predominância na microárea, pois é influenciada, por exemplo, a acesso limitado a alimentos saudáveis. Como proximal, que pode ser uma escolha individual para ter hábitos não saudáveis.
Tabagismo: é classificado como um determinante intermediário de saúde, pois está diretamente relacionado à falta de prevenção e combate ao vício do tabaco. Como também proximal que envolve um comportamento individual.
Terrenos abandonados propícios à proliferação do Aedes aegypti: podem ser classificados como determinantes intermediários de saúde, pois dependem da ação de diferentes atores sociais, como proprietários dos terrenos, poder público, e comunidade local, para implementação de medidas de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças.
A falta de cadastro ou atualização de famílias no território: podem ser classificados como um determinante intermediário de saúde, pois estão relacionados à organização e à efetividade dos serviços de saúde e à capacidade de identificar e atender às necessidades da população local.
Desemprego: está na camada intermediária, pois possui elementos a fatores mais distais, como políticas econômicas, como também pode ser influenciado por fatores mais próximos, como a disponibilidade de empregos na região, habilidades e qualificações específicas e rede de contatos profissionais.
Gravidez na adolescência: pode ser considerada como um determinante social de saúde intermediário, pois é influenciada por fatores mais distais, como condições socioeconômicas e culturais, bem como fatores mais proximais, como a falta de educação sexual adequada e acesso limitado a serviços de saúde reprodutiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário