- Dificuldade de acesso ao cuidado de saúde para idosos hipertensos e diabéticos. Esse determinante social de saúde é intermediário, pois está relacionado tanto ao acesso aos serviços de saúde (que é um determinante intermediário) quanto ao comportamento individual (que é um determinante proximal). Além disso, a falta de transporte adequado pode ser considerada uma barreira intermediária para o acesso aos serviços de saúde.
- Gravidez na adolescência. Esse determinante social de saúde é considerado intermediário, pois envolve fatores individuais, sociais e econômicos que podem ser modificados com ações de educação em saúde, planejamento familiar, acesso a informações e serviços de saúde, além de medidas de prevenção e combate à violência sexual.
- Dificuldade de acesso aos serviços de saúde em áreas rurais. Esse determinante social de saúde pode ser considerado intermediário, já que se relaciona com questões geográficas e socioeconômicas que afetam o acesso a serviços de saúde na região, contudo existe um serviço de saúde.
- Falhas na imunização infantil por negligência ou resistência dos pais. Esse determinante social de saúde pode ser classificado como proximal, pois está diretamente relacionado ao comportamento individual das mães em relação à vacinação dos seus filhos.
domingo, 26 de fevereiro de 2023
Como os agentes de saúde do São Pedro 2 aplicaram o modelo clássico de Dahlgren e Whitehead para identificar os determinantes e condicionantes de saúde no território?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário